O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso, convocou o engenheiro elétrico Francisco Henrique da Silva para participar de uma audiência extrajudicial. A reunião está agendada para esta semana, na sede da Promotoria, localizada no Fórum da Comarca.
A audiência ocorre no âmbito do Procedimento Administrativo nº 11/2025, instaurado para apurar a qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica no município. Entre os problemas relatados pela população estão oscilações na rede elétrica, falhas na distribuição de energia, com prejuízos a equipamentos eletrodoméstico.
Em resposta aos questionamentos do Ministério Público, a Equatorial Piauí, concessionária responsável pelo serviço em Elesbão Veloso, informou que algumas interrupções no fornecimento foram causadas por desligamentos programados, realizados para manutenção preventiva. A concessionária também relatou a realização de inspeções técnicas em dois transformadores da rede local.
A Prefeitura de Elesbão Veloso foi oficiada para que contratasse um engenheiro elétrico com o objetivo de avaliar tecnicamente a qualidade do serviço prestado. Apesar das medidas corretivas apontadas pela concessionária, os relatos de instabilidade persistiram, motivando a continuidade da apuração.
O Ministério Público também registrou o recebimento de um ofício da Prefeitura contendo relatório sobre o caso, além de um pedido da Equatorial Piauí para prorrogação do prazo para envio de resposta — que, no entanto, não foi cumprido dentro do período estabelecido. Diante disso, o engenheiro foi notificado para discutir o assunto em audiência.
Mín. 21° Máx. 37°