Estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), polo de Elesbão Veloso, apresentaram nesta semana o artigo "Vivências e possibilidades na Base Nacional Comum Curricular" durante um seminário de abrangência nacional.
O artigo discute práticas pedagógicas voltadas à Educação Básica, com foco na formação de professores e na aplicação de conteúdos pedagógicos no contexto escolar. Os resultados da pesquisa serão publicados na revista Educação Pública.
A professora Michelle Ribeiro, que orienta o trabalho, afirmou que a produção científica contribui para a formação dos estudantes e os prepara para os desafios do ambiente educacional. “O trabalho vai ajudar na vivência em sala de aula dos discentes que estão na formação inicial do curso. É muito importante para o CEAD/UFPI trazer essa possibilidade de os alunos crescerem enquanto alunos que produzem e pesquisam”, disse.
Iara Maria Oliveira, estudante do 5º período de Pedagogia, destacou o impacto da pesquisa em sua formação. “Acredito que isso influencia e muito no meu aprendizado e na minha vida acadêmica, principalmente para a escrita do meu TCC, incentivando que outras pessoas possam usar o trabalho para iniciar a produção acadêmica no âmbito da graduação”, afirmou.
Isamara de Cássia Sousa, também estudante do curso, comentou sobre a relação entre a pesquisa e sua preparação para a prática docente. “A partir de agora vou começar a trabalhar com o ensino infantil. O trabalho publicado vai me ajudar a entender como trabalhar nesse campo de experiência, onde a gente vai ensinar as crianças a se conhecerem desde o início, por gestos, por fala, por brincadeiras, e isso somou muito no meu aprendizado e foi de muita relevância para o nosso curso de Pedagogia também”, relatou.
Luana Aguiar, aluna do 5º período e integrante da pesquisa, falou sobre a importância da apresentação em um evento acadêmico nacional. “Estou muito feliz e grata pela aprovação do nosso artigo e pela oportunidade de apresentarmos em um Seminário Nacional. Com certeza, através da pesquisa, iremos alcançar lugares incríveis e experiência na carreira da docência. Almejo que esse seja o primeiro de muitos artigos para meu futuro profissional”, declarou.
Mín. 21° Máx. 37°