O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu três alertas de chuvas intensas para diversas regiões do Piauí nesta sexta-feira (28). Os avisos indicam volumes significativos de chuva e ventos fortes, podendo ocasionar alagamentos, quedas de árvores e transtornos no transporte. Entre as localidades afetadas, 14 cidades do Vale do Sambito estão na área de risco.
Alerta vermelho: Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com ventos acima de 100 km/h. Esse aviso está em vigor das 9h22 desta sexta-feira até as 10h de sábado (1º). As regiões atingidas são o Norte Piauiense e o Centro-Norte Piauiense, com grande risco de danos estruturais, cortes de energia, quedas de árvores, descargas elétricas e alagamentos.
Alerta laranja: Chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos entre 60 e 100 km/h. Esse aviso abrange o Centro-Norte Piauiense e está ativo das 9h47 desta sexta-feira até as 10h de sábado. Os riscos incluem corte de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Alerta amarelo: Chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos entre 40 e 60 km/h. Atinge o Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense e Sudoeste Piauiense, com risco considerado baixo, mas possibilidade de cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso está vigente das 10h10 desta sexta-feira até as 10h de sábado.
As cidades do Vale do Sambito incluídas nos alertas do INMET são: Aroazes, Barra D'Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí, Pimenteiras, Prata do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Valença do Piauí e Várzea Grande
Diante das condições climáticas adversas, o INMET orienta a população a evitar abrigos sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também recomenda que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada deve ser evitado.
Para mais informações e orientações, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Mín. 21° Máx. 37°