O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu a situação de emergência no município de Pimenteiras e em outras 65 cidades do Piauí afetadas pela estiagem. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (03/02) e possibilita o acesso a recursos federais para ações emergenciais da Defesa Civil.
Com a inclusão de Pimenteiras na lista de municípios em estado de emergência, a cidade poderá solicitar apoio financeiro para medidas urgentes, como abastecimento de água potável e assistência às comunidades atingidas pela seca prolongada. A população local tem enfrentado dificuldades com a escassez de chuvas, afetando tanto o abastecimento de água quanto a produção agropecuária.
Como os municipios podem solicitar recursos?
Para obter os recursos, a Prefeitura de Pimenteiras deve encaminhar um pedido através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde será avaliado pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional. Caso aprovado, o repasse dos valores será publicado no Diário Oficial da União antes da liberação.
Com essa nova inclusão, o Piauí agora soma 81 municípios em situação de emergência, sendo 78 deles devido à estiagem. A medida visa agilizar o socorro às cidades atingidas e minimizar os impactos da seca, que tem prejudicado milhares de famílias e setores produtivos na região.
Mín. 21° Máx. 37°