O município de Elesbão Veloso apresentou avanços significativos no Índice de Fluência Leitora dos alunos do 2º ano do ensino fundamental em 2024. A avaliação, realizada em dois momentos do ano letivo — entre março e abril (entrada) e entre outubro e novembro (saída) —, destacou melhorias importantes no nível de alfabetização das crianças na rede municipal de ensino.
A Avaliação de Fluência segue os moldes do SAEPI e SAEB, com o objetivo de medir a capacidade de leitura dos estudantes. A análise do desempenho serve como um diagnóstico que orienta a rede de ensino na elaboração de estratégias pedagógicas específicas para garantir a alfabetização plena dos alunos.
De acordo com Maria Reis, secretária de Educação de Elesbão Veloso, "é através da avaliação de entrada que a escola e a rede conseguem identificar como está cada criança. Com base nesse diagnóstico, traçamos metas e estratégias para que nossas crianças alcancem o nível adequado de leitura”, disse.
Os dados da avaliação de 2024 mostram uma evolução notável entre os dois períodos analisados:
Avaliação de Entrada (Março-Abril):
Pré-leitor: 58%
Leitor iniciante: 40%
Leitor fluente: 3%
Avaliação de Saída (Outubro-Novembro):
Pré-leitor: 30%
Leitor iniciante: 58%
Leitor fluente: 12%
Os números indicam uma redução no percentual de pré-leitores e um aumento nos níveis de leitores iniciantes e fluentes. O resultado reflete o desempenho dos alunos ao longo do ano e aponta para o impacto das estratégias de alfabetização adotadas pela rede municipal de ensino.
A Secretaria de Educação informou que pretende continuar acompanhando de perto os avanços e ajustando as ações pedagógicas para que os índices possam melhorar ainda mais nos próximos anos, contribuindo para o progresso na alfabetização das crianças do município.
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