20°C 31°C
Elesbão Veloso, PI
Publicidade

Lula sanciona lei para estimular produção de pequi e preservação do cerrado

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do presidente e do autor do projeto, o deputado Rogério Correia (PT-MG).

13/01/2025 às 13h53 Atualizada em 13/01/2025 às 14h17
Por: Redação
Compartilhe:
Fonte: Reprodução / Internet
Fonte: Reprodução / Internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei 1970/2019, que visa estimular a produção e o uso de frutos nativos do Cerrado, com destaque para o pequi. A iniciativa também reforça o combate ao desmatamento predatório desse bioma e incentiva a plantação de mudas locais.

Continua após a publicidade

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do presidente e do autor do projeto, o deputado Rogério Correia (PT-MG). “Sancionei o Projeto de Lei 1970/2019, que vai organizar e estimular a produção do pequi e demais frutos do Cerrado. A lei também proíbe a derrubada predatória e estimula a plantação de mudas desse bioma”, escreveu Lula.

A medida não apenas busca preservar o meio ambiente, mas também beneficiar as comunidades que dependem economicamente dos frutos do Cerrado. Lula destacou a relevância social do projeto, afirmando: “Muita gente não conhece o pequi e pode se perguntar 'por que o Lula tem que se preocupar com o pequi?'. Eu respondo: às vezes o que não é importante para quem mora na Paulista ou na Avenida Atlântica pode ser a coisa mais importante para quem vive no Cerrado brasileiro”.

Continua após a publicidade

Aprovada pelo Senado em dezembro de 2024, a lei estabelece regras de manejo sustentável, proíbe a derrubada de pequizeiros de forma predatória e inclui exceções que serão regulamentadas por órgãos competentes. Também foram criadas políticas para identificar comunidades tradicionais produtoras, além de mecanismos que promovem eventos culturais e o turismo relacionado aos frutos do Cerrado.

Outro ponto relevante é o desenvolvimento de selos de qualidade e procedência para os produtos do bioma. A ideia é agregar valor à produção, incentivando o consumo consciente e ampliando as oportunidades de mercado para pequenos produtores locais.

Com essa legislação, o governo espera não apenas preservar a biodiversidade do Cerrado, mas também fortalecer a economia regional e promover maior visibilidade para a cultura e os produtos dessa rica região brasileira.

Continua após a publicidade

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Elesbão Veloso - PI
Sobre o município
As principais notícias de Elesbão Veloso em um só lugar.
Ver notícias
Elesbão Veloso, PI
22°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 31°

23° Sensação
1.27km/h Vento
92% Umidade
100% (6.4mm) Chance de chuva
05h47 Nascer do sol
06h12 Pôr do sol
Qui 30° 20°
Sex 31° 20°
Sáb 30° 20°
Dom 31° 19°
Seg 29° 20°
Atualizado às 22h04
Publicidade