O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (3), um alerta amarelo para chuvas intensas em Elesbão Veloso e outras 14 cidades do Vale do Sambito, no Piauí. O aviso segue até às 10h de quarta-feira (4), quando um novo boletim será divulgado.
O alerta prevê chuvas com volumes entre 20 e 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Apesar disso, o risco de ocorrências graves, como cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, é considerado baixo.
As cidades do Vale do Sambito incluídas no alerta são: Aroazes, Barra D'Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí, Pimenteiras, Prata do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Valença do Piauí e Várzea Grande.
A Defesa Civil do Piauí informou que já está organizando o Plano de Prevenção e Resposta para o período chuvoso:
De acordo com o Inmet, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) na região Nordeste do Brasil está provocando chuvas em várias áreas, incluindo o Piauí. Até o dia 9 de dezembro, o fenômeno deverá causar pancadas de chuva especialmente no sul do Maranhão, oeste da Bahia e áreas do estado do Piauí. Contudo, o centro-leste da Bahia, o sertão pernambucano e alagoano, além do sudeste do Piauí, deverão enfrentar tempo quente e baixa probabilidade de precipitações.
Instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mín. 20° Máx. 29°