A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), vinculada à Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/PI), emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas no estado do Piauí no período de 14 a 21 de outubro de 2024. As regiões com maior probabilidade de precipitação são o centro-sul do estado, abrangendo as mesorregiões sudeste, sudoeste e parte da mesorregião centro-norte.
Segundo a previsão meteorológica do European Center for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), as condições favoráveis à entrada de umidade devem intensificar-se entre os dias 16 e 20 de outubro. A combinação de umidade e a atmosfera quente e seca que tem sido registrada no estado nos últimos dias cria um cenário propício para a formação de nuvens carregadas, com potencial para ventanias, chuvas intensas e, em casos isolados, queda de granizo.
Os meteorologistas explicam que a frente fria que está localizada no litoral da Bahia, mesmo sobre o Oceano, favorece o transporte de umidade em baixos níveis, o que, combinado com a presença de um cavado em altos níveis, aumenta a chance de tempestades. O cavado é uma área de instabilidade atmosférica que intensifica a formação de nuvens de tempestade.
De acordo com Sara Cardoso, coordenadora da Sampece e climatologista, os maiores volumes de chuva previstos durante esse período devem ocorrer nas mesorregiões sudoeste. No entanto, ela alerta que chuvas em menor volume podem ocorrer em outras áreas do estado.
Medidas de Prevenção
Em caso de chuvas acompanhadas de ventanias e descargas elétricas, a Sampece recomenda que a população evite buscar abrigo sob árvores, que apresentam risco de queda de galhos e de raios. Também é aconselhável evitar estacionar veículos próximos a estruturas como torres de TV, outdoors e árvores. Nas áreas urbanas, há risco de alagamentos, por isso, a recomendação é evitar atravessar ruas inundadas e buscar abrigo seguro. Dentro de casa, a orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados diretamente na tomada durante as tempestades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Sampece estão monitorando a situação de perto. Para mais informações e atualizações sobre as condições climáticas, é importante acompanhar os informes oficiais.
Mín. 20° Máx. 29°